Você está aqui: Capa > Dicas > Dica de viagem: 10 dicas para quem vai acampar

Dica de viagem: 10 dicas para quem vai acampar

O camping é um passatempo popular para pessoas de todas as idades, em todo o mundo. Seja para ficar em contato com a natureza ou uma fuga temporária de um estilo de vida acelerado, o camping oferece as pessoas que o escolhem, a oportunidade de viver uma vida simples por alguns dias.

Se você está pensando em fugir um pouco do dia a dia das grandes cidades, as 10 dicas que daremos a seguir, irão te ajudar a planejar a sua viagem  e garantir a sua segurança (caso você vá para uma floresta por exemplo).

Uma das dicas mais importantes para quem vai se aventurar é esta: sempre acampar antes de escurecer. Você precisará se decidir sobre qual tipo de acampamento irá usar, como por exemplo uma barraca, um veículo (motor homes, traillers, etc..) ou uma cabana. Alguns vão querer o jeito mais primitivo, e literalmente, dormir sob as estrelas em uma rede. Se isso for demais para você, então considere levar uma barraca para sua aventura ao ar livre.

10 – BARRACAS

barraca

Embora elas sejam, provavelmente, os abrigos mais básicos para camping, barracas pode ser bastante confortáveis com uma preparação adequada. Quando comprar a sua, caso ainda não tenha, peça ao vendedor que recomende uma barraca adequada as suas necessidades. Estas necessidades irão determinar o tamanho, forma e qualidade da barraca que você vai escolher. Tenha em mente que, com barracas, maior não é necessariamente melhor – a final, você tem que carregá-la para seu acampamento, e no final, tem que carregá-la de volta pra casa. Não deixe de experimentar a sua barraca em casa para detectar eventuais problemas, evitando que o seu acampamento se transforme em um pesadelo. Leve peças extras, como cordas e estacas, no caso de as suas quebrarem, o que não seria algo inédito. Mantenha uma ou duas janelas abertas durante a noite para reduzir a umidade dentro da barraca. Além disso, leve um pedaço de plástico ou lona para forrar sob a barraca e mantê-la seca em caso de chuva.

09 – ESCOLHA UM SACO DE DORMIR APROPRIADO

saco de dormir

A dica mais importante em relação a sacos de dormir é esta: Escolha um apropriado para a estação do ano. Um saco de dormir leve será ótimo nos meses mais quentes, mas no inverno, você precisará de um mais pesado, específico para temperaturas mais baixas. Sempre leve um que te mantenha aquecido, pense sempre em temperaturas um pouco mais baixas do que as que você acha que irá encontrar quando for dormir. Melhor passar um pouco de calor, do que não conseguir dormir por causa do frio.

Se você for dormir em uma barraca, você vai querer optar por um saco de dormir em forma de múmia. Este tipo se encaixa estreitamente em torno de seus pés, preservando o calor do corpo, e é também mais fácil de arrumar. Em termos de materiais, um saco de dormir com fibras sintéticas secará mais rapidamente do que um recheado fibras naturais, além de ser anti alérgico. Pense também em um saco de dormir de penas de ganso, é mais fácil de transportar por ser mais leve.

Para melhorar a sua experiência com o saco de dormir, coloque uma almofada ou colchonete debaixo dele para um sono muito mais confortável. Se não tiver um travesseiro, improvise um enchendo algum saco ou embalagem plástica com alguma coisa macia.

08 – REFEIÇÕES

refeição

Uma lista de dicas para camping não estaria completa sem mencionar os mantimentos. Não importa se a sua viagem será uma aventura de final de semana, como caminhadas e canoagem, ou se será uma expedição longa de vários dias, de um jeito ou de outro você precisará de comida. A regra de ouro é levar apenas o necessário para preparar cada refeição. Por exemplo, se for viajar você e mais uma pessoa, leve mantimentos para 2 pessoas, e não para 50. Use sacos de plástico selados para misturar os alimentos. Se você está montando acampamento ao lado do seu carro, trailler ou motor home, você tem o luxo de poder usar um refrigerador para manter os alimentos perecíveis, como carnes, sem estragar.

Certificar-se de que há água limpa é uma das dicas de camping mais essenciais. A menos que você tenha acesso a água potável ou um lugar que você saiba que é seguro para beber, você deve levar garrafas de água com você. Ou, leve pacotes de iodo para esterilizar a água que você irá consumir de uma fonte não confiável.

Você também pode comprar filtros, e para manter a água fresca, embrulhe os recipientes com papel alumínio.

07 – NÃO DEIXE RASTROS

lixo

Como você está vivendo a céu aberto, lembre-se sempre desta dica, que irá ajudá-lo a proteger e preservar a natureza para que você e as futuras gerações possam apreciá-la sempre que quiserem. Não deixe nenhum rastro, o que significa pegar qualquer coisa que você tenha usado ou consumido para ser guardado ou jogado no lixo depois, isso ajudará a deixar o ecossistema do mesmo jeito que era antes de você chegar. Limpeza completa após as refeições e assegure-se que o seu alimento esta acima do solo.

Embora possam parecer regras de senso comum, você pode não estar inteiramente familiarizado com os princípios de não deixar nenhum vestígio. Planeje com antecedência e prepare-se para viajar em grupos menores, concentre a maioria das atividades a pelo menos 60 metros de distância de córregos, lagos e rios. Viaje e acampe em trilhas estabelecidas e clubes de camping. Enterre resíduos sólidos humanos em buracos com 15 a 20 cm abaixo da superfície do solo. Tome banhos e lave pratos a 60 metros de distância de córregos e lagos também, não lave-os diretamente nas águas dos rios e lagos, pois você a contaminará. Coe a água suja, recolhendo os resíduos em recipientes próprios, e depois espalhe a água utilizada. Deixe todos os artefatos e objetos naturais como encontrá-los. Forme circulos com pedras antes de acender uma fogueira, para o fogo não se espalhar, mantenha fogueiras pequenas, e se possível, cozinhe em um fogão para camping. Mantenha distância de animais selvagens, e não os alimente!

06 – VISTA-SE PARA A OCASIÃO

roupa-camping

O planejamento de roupas para sua aventura ao ar livre é tão importante quanto qualquer outra dica. Vista-se com roupas confortáveis e leves. Claro que, em meses com tempo mais frio, você usará mais roupas, como gorros, luvas, jaquetas e roupa interior térmica, do que em estações mais quentes. A dica é tirar as camadas de roupa antes de começar a suar, para que você fique seco. Se você suar e suas roupas ficarem úmidas, você não vai se sentir tão confortável como você gostaria.

Quando você estiver acampando, você precisa proteger seus pés. Use calçados fechados, mas que tenham algum tipo de absorção de umidade e forro. Botas são ideais, e uma maneira de prevenir bolhas quando você está explorando trilhas é esfregando uma barra de sabão em seus calcanhares e debaixo de seus pés antes de sair. Mantenha o sabão com você, e se os seus pés começarem a incomodar, aplique mais sabão para todos os pontos onde pode aparecer uma bolha.

Sempre leve uma capa de chuva, se você ficar com a roupa molhada, pode ter hiportermia.

05 – FIQUE LONGE DE INSETOS, ANIMAIS E PLANTAS VENENOSAS

planta-venenosa

Ao montar a sua barraca ou algum outro tipo de abrigo, certifique-se que não há ninhos de vespas, formigas e outros insetos. Se você estiver perto de vegetação, é uma boa idéia usar camisas de mangas compridas e calças compridas. Aplicar repelente de insetos é bem menos doloroso que uma picada, pode ter certeza. Sempre de uma olhada para ver se não tem nenhum carrapato em você.

No meio da mata, podem haver plantas venenosas. Vista-se com roupas que cubram todas as partes do seu corpo, da cabeça aos pés quando você estiver perto de plantas, arbustos e árvores, isto vai ajudar a reduzir suas chances de conseguir uma infecção. Uma boa idéia é ter uma loção de calamina e um anti-histamínico ou remédio para alergia em mãos no caso de você se deparar com uma irritação causada pelas plantas.

Proteja seus alimentos deixando-os em lugares altos, acima do solo, como em uma corda pendurada em um galho de árvore. Isso evitará que animais os peguem e deixem você sem comida.

04 – NÃO SE PERCA

bussola

Quem acampa com frequência conhece essa dica, então tenha ela sempre em mente: Não se perca. Sempre que for se afastar do seu acampamento tenha sempre em mãos algumas ferramentas simples. Uma bússola, mapa e um GPS. Eles podem fazer a diferença entre você se achar ou ser achado ou ficar na terra dos perdidos. Claro que nenhuma dessas ferramentas vai te ajudar se você não souber usá-las, então, antes de viajar gaste algum tempo aprendendo a ler um mapa, usar uma bussola e/ou o GPS. Naturalmente, nenhuma dessas ferramentas que você vai fazer qualquer bom se você não sabe como usá-los. Portanto, tome algum tempo com antecedência de sua viagem de acampamento para aprender a ler um mapa e usar a sua bússola e GPS.

03 – TENHA UM KIT DE SOBREVIVÊNCIA

kit de sobrevivencia

Quando se trata de camping, nada pode ser mais verdadeiro do que o lema dos escoteiros “Esteja preparado”. Carregar um kit de sobrevivência quando você se aventurar longe de seu acampamento é uma dica indispensável. Então, o que você deve ter neste kit? Para começar, você vai querer ter um purificador de água em comprimidos, um filtro de água e uma tigela de metal. Em seguida, adicione uma faca, que pode ser usado para caçar, para se proteger e sinalizar para pedir ajuda. Vale a pena investir em uma faca própria em uma loja de artigos de camping ou esportivos.

Outro item essencial no seu kit de sobrevivência são fósforos impermeáveis, ​​armazenados em um recipiente hermético. Não precisa comprar, você pode fazer os seus próprios fósforos a prova d´água mesmo,  mergulhando-os em parafina por exemplo. Um frasco de remédio ou algum outro potinho de plástico, servirá de recipiente para os seus fósforos impermeáveis. Mantenha uma lanterna em seu kit de sobrevivência, e armazene baterias extras em um recipiente hermético, semelhante ao que você for usar para os fósforos.

Além do kit de sobrevivência, você também deve ter um kit de primeiros socorros. Use aqueles que um dia foram obrigatórios ter dentro de todos os carros no Brasil.

02 – BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE

hygiene

Nós dissemos anteriormente na seção de dicas de roupa que a limpeza é importante. O mesmo vale para o seu corpo, sem dúvida. Mas você pode estar se perguntando como manter a higiene lugares sem as condições ideais. Mantenha uma garrafa de desinfetante para as mãos no bolso, e sempre limpe as mãos antes de comer, beber ou colocar as mãos perto de seu rosto. Use álcool e algodão para refrescar as áreas não sensitivas do corpo. Use uma esponja, uma tigela com água e sabão biodegradável para tomar banho, uma ou duas vezes por dia. Escove os dentes com água purificada com pasta de dente ou bicarbonato de sódio, e não esqueça o fio dental. Seus pés vão ficar muito sujos ao acampar, aproveite quando estiver perto de um córrego para tirar os sapatos e mergulhar os pés na água por alguns minutos. Não use colônias, perfumes e loções perfumadas, porque atraem insetos.

Enrole os itens de higiene pessoal, como sua toalha, escova de dentes e sabonete, individualmente em papel alumínio quando você estiver se arrumando, para garantir que o resto das coisas em sua mochila permanecerá seco.

01 – PRECAUÇÕES EXTRAS AO ACAMPAR COM CRIANÇAS E ANIMAIS DE EXTIMAÇÃO

camping (1)

Acampar com crianças ou animais de estimação da um enorme trabalho, mas pode ser uma experiência agradável. Como nós aprendemos, o planejamento é o segredo para o sucesso de acampamento. Certifique-se de levar as roupas adequadas para proteger o seu filho, isso quer dizer  chapéus de sol ou bonés no Verão e climas quentes, e roupas de mangas compridas que ele ou ela poderão usar se a temperatura cair de repente. Em seguida, assim como você, pratique uma simulação de incêndio, treine com os seus filhos como evitar se perder e o que fazer se isso acontecer. Forneça uma lanterna ou glowstick para cada criança, e reveja as regras várias vezes ao dia para lembrar as crianças o que fazer para ficarem seguros.

Para levar o seu cachorro, ou animal de estimação, você tera que se perguntar se esta realmente disposto e equipado, para contê-lo no caso de algum animal selvagem aparecer para um visita inesperada. Além disso, você precisa ter certeza de que a vacinação do seu animal e licenças estão em dia. Claro, você precisa levar a coleira do seu cão, e manter o animal contido em todos os momentos. Precisará fornecer o alimento em uma bacia limpa, bem como água limpa e fresca, além de fazer a limpeza e descarte de seus resíduos, como explicamos anteriormente.

Participe também pelo fórum Explorers 4×4!

4 comentários

  1. Acredito que pode-se acrescentar algumas dicas;
    1) Se voce não tem experiencia com acampamento, teste-se em um camping com estrutura antes de se aventurar em camping selvagem;
    2) Nunca monte barraca embaixo de arvores e tente analisar o terreno para ver se não há risco de enxurradas, em caso de chuva forte;
    3) Muito cuidado na hora de acender fogo, fogão, ou qualquer tipo de chama, perto da barraca.Todo cuidado é pouco;
    4) Em caso de camping selvagem, deixe com alguem que não vai viajar com voce, local, nem que seja aproximado, de onde voce pretende ficar;
    5) Tente…limpar ao redor de sua barraca…folhas, gravetos, ou até alguma coisa que atraia insetos, ou que possa servir de camuflagem, para cobras e insetos rasteiros;
    6) Não insista…NUNCA…em ficar em lugar isolado, principalmente se houver ameaça de tempestades…Estrague o passeio saindo antes do local…mas não ponha em risco sua vida!
    7) Se for acampar a beira-mar, procure saber até onde a maré chega, para não ser surpreendido com agua na porta ou até dentro de sua barraca;
    8) Mesmo que a vista seja maravilhosa…afaste-se pelo menos 10 ou mais metros de barrancos…em caso de chuva eles podem ficar instaveis;
    9) Caso voce se aventure por trilhas mesmo próximas de seu acampamento, marque o caminho na ida, com algo facil de ser vizualizado, para que voce saiba o caminho de volta….Em matas fechadas, é muito fácil voce perder o senso de direção!
    PRUDENCIA E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUEM, E NÃO SE ARRISQUE, SÓ PARA TER HISTÓRIAS PARA CONTAR, POIS SE O RISCO FOR MAL CALCULADO E MAL PLANEJADO, VOCE NÃO CONTARÁ HISTÓRIAS PARA NINGUEM….PENSA NISSO!

  2. Para complementar as dicas acima, vale indicação em relação a alimentos, principalmente se a aventura, se der em camping selvagem:
    1) Qualquer alimento, principalmente os derivados de carne e qualquer coisa em relaçao a doces, devem ser guardados em recepientes herméticamente fechados, onde não haja qualquer possibilidade de exalação de odores, pois os animais são atraidos pelo cheiro. Para se ter uma idéia, abelhas podem sentir aroma de doce, até a mais ou menos 4 kilometros de distancia.
    O lixo biodegradavel…restos de alimentos e nada mais…pode ser enterrado, se não houver lixeira com tampa.
    Não se esqueça de manter em sacos plásticos bem lacrados, qualquer lata ou embalagem de alimentos ou bebidas já consumidos, pois um restinho de refrigerante em uma lata, por exemplo, pode atrair um enxame de abelhas…Não se esqueça de carregar com voce todo esse lixo…não biodegradavel, para descarta-los em local correto…Floresta não é lata de lixo!

  3. A regra de ouro para acampar é respeitar a natureza e se for se instalar em areas de camping organizado, que voce respeite as regras de convivencia seja com a natureza ou com seus vizinhos temporários.
    Não banque o chato, ficando com aquele som alto ligado o tempo todo, principalmente a noite e esteja preparado, para não ter que ficar pedindo aquele talher que voce esqueceu, ou até o pouquinho de açucar que voce não levou para adoçar seu café.
    Voce pode e deve fazer amizades, que com certeza poderão trazer recordaçoes muito boas, mas tente antes conhecer um pouco das pessoas a sua volta, para não exagerar em brincadeiras ou piadas fora de hora, que poderão criar um clima muito desagradavel.
    Esteja pronto para ajudar, pois só assim voce poderá ser ajudado e é esse o espirito do campismo!

  4. Nossa, perfeito o post! Simplesmente amei as dicas. Queria receber no meu email :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top