Você está aqui: Capa > Viagens > Argentina > Estreito de Magalhães – Argentina

Estreito de Magalhães – Argentina

O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul continental. Situa-se entre o continente a norte e a Terra do Fogo e cabo Horn a sul. Este estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O navegador português Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação. Como Magalhães entrou no estreito dia 1 de novembro, foi chamado inicialmente de estreito de Todos os Santos.

O Chile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo).

O estreito ainda é conhecido pela dificuldade de navegação, devido ao clima hostil e à sua pequena largura. Mesmo assim, antes da criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a única passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico, evitando assim o tempestuoso cabo Horn.

O estreito foi atravessado, entre outros, por Francis Drake e Charles Darwin. Os caçadores de ouro, durante a corrida do ouro na Califórnia, em 1849, também usaram essa rota.

Fonte: Wikipedia

Um comentário

  1. Pude notar que o carro que o blogueiro viajou,possui o famoso “quebra-mato”, que não é original do veiculo e já pude ler em vários blogs que a “policia rodoviaria” argentina, perturba muito por causa disso, principalmente na provincia de Entre Rios, ou seja no norte, acima de Buenos Aires, e ai vai a pergunta:
    1) Voce entrou na Argentina por terra? Qual fronteira?
    2) Se voce entrou pelo Buquebus, há necessidade de reservar vaga antes? Qual antecedencia?
    3) Chegando ao Estreito de Magalhaes, pelo que vi voce chegou pelo ponto mais estreito e mais perto de Rio Gallegos, e ai quero saber se há balsas com frequencia, ou tem de esperar muitas horas?
    Obrigado pelas respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top