Você está aqui: Capa > Carros > Posso usar um carro 4×2 para o fora de estrada?!

Posso usar um carro 4×2 para o fora de estrada?!

strada

Para as pessoas que querem uma experência diferente ao volante, o off road é uma opção das opções mais divertidas. O termo Off Road, é usado para descrever a condução em qualquer superfície não pavimentada, o que inclui terrenos lamacentos, dunas, rochas, montanhas íngremes e muito mais.

Entretanto, tecnicamente você não pode usar qualquer carro para a prática do off road, não é todo veículo que esta equipado para encarar solavancos, buracos e terrenos acidentados. Veículos off road são projetados para lidar com difíceis situações de condução, por estarem equipados com tração nas quatro rodas (4×4 ou 4WD). Em um veículo 4×4, o motor movimenta as 4 rodas, dando muito mais tração do que num carro comum. Em veículos com tração em apenas 2 rodas (4×2 ou 2WD), o motor movimenta apenas as rodas da frente, ou as de trás. Veículos 4×2 não são necessariamente incapazes de participar de trajetos fora de estrada, mas com certeza terão mais dificuldades para superar os obstáculos, o que significa que provavelmente vão ficar pelo caminho.

Independente de ter tração nas 2 ou 4 rodas, o veículo usado para a pratica do off road terá que estar bem equipado. Distância do solo adequada (a distância entre o assoalho do carro e o chão quando o carro está em uma superfície plana) te ajudarão a superar pedras, morros e outras superfícies irregulares. Uma boa suspensão também é essencial, para absorver e superar todos os obstáculos que aparecerem pela frente.

A IMPORTÂNCIA DO 4×4 NO OFF ROAD

Toyota-Hilux-Iceland-Volcano-73

Uma das maiores vantagens quando se fala de veículos 4×4 é o aumento da tração na estrada (e fora dela), isto é, a habilidade das rodas grudarem no chão, independente do tipo de terreno, isto é, mesmo se as suas rodas dianteiras ficarem presas ou atoladas, as rodas de trás tem força para te tirar dessa situação (e vice versa).

Veículos 4×4 também possuem engrenagens mais curtas, o que te ajudará a passar por buracos e e terrenos acidentados. Ainda assim, veículos 4×4 podem ficar atolados com mais frequencia do que as pessoas imaginam, porque eles possuem o mesmo diferencial de carros com tração em duas rodas. Diferencial é o que faz as rodas girarem em diferentes velocidades. No off road, ou numa situação de pouca tração, o diferencial tende a achar que todas as rodas estão tracionando o tempo todo e manda mais potência para a roda que está mais fácil de girar, e se uma roda começar a patinar, escorregar ou girar em falso, basicamente você vai ficar atolado, estando em um 4×4 ou 4×2.

Veículos 4×4 são mais caros, e muitas pessoas não tem condições de adquirir um, mas você não precisa necessariamente gastar dinheiro extra para ter uma ótima experiência. Hoje em dia, muitos modelos 4×2 são projetados com sistemas de suspensão que podem encarar um fim de semana fora de estrada. Então você pode customizar o seu carro “comum” com lift kits, que aumenta a altura do assoalho em relação ao solo e equipa-lo com pneus maiores para te dar maior tração na terra ou na lama.Você ainda pode equipa-lo com acessórios para aumentar a tração, como um sistema que bloqueia o diferencial, que irá travar o eixo quando uma roda começar a escorregar, enviando toda a potência do motor para as rodas dianteiras (ou traseiras), evitando que você fique atolado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top